Exposição do Projeto Colcha de Retalhos
Projeto idealizado por Adriana Davanzo, gerente de Responsabilidade Corporativa da Cummins, a mostra que foi à público em Julho de 2015, foi resultado de um projeto social que contou com o engajamento de colaboradores, familiares, clientes e amigos da Cummins em diversos países.

A necessidade surgiu a partir de uma visita na instituição Cemaia (Macaé, RJ), com a qual a Cummins Vendas e Serviços possui parceria desde 2014. A instituição, que atende crianças sob tutela judicial, tinha acabado de receber novos móveis para os dormitórios e solicitou colchas para as camas. A ideia foi além de simplesmente realizar a doação e assim surgiu o ‘Projeto Colcha de Retalhos’, ação que vai ao encontro com a filosofia Cummins: desenvolver projetos sociais em parceria com a comunidade, sustentado por três pilares (educação, meio ambiente e justiça social).

“Pensando na cama como um dos poucos espaços individuais de uma criança institucionalizada e o local onde sonhamos, decidimos confeccionar colchas tecidas com amor e carinho e levar o nosso mais profundo desejo de que elas continuem sonhando e que, mais que isso, acreditem que seus sonhos podem ser realizados”, diz Adriana Davanzo, líder do projeto e da área de Responsabilidade Corporativa da Cummins Vendas e Serviços.
Ao receber um quadrado de tecido com 20 cm de medida, os colaboradores tiveram a oportunidade de soltar a criatividade junto aos familiares e amigos. Entre bordados, rendas, fuxicos, patchwork, decoupage, pinturas e colagens foram produzidos 1.640 retalhos, o que resultou em mais de 40 colchas. O projeto contou ainda com a participação da Oficina de Costura Pano Pra Manga, desenvolvido pela Cummins em 2008, cujo objetivo é gerar renda à comunidade de Guarulhos (SP), onde a fábrica está instalada.

Durante o desenvolvimento do projeto, surgiu a necessidade em expor o resultado tecido por centenas de mãos. A missão de compartilhar este momento ganhou maiores proporções após ser apresentada aos produtores culturais da Praça Victor Civita, uma iniciativa da Editora Abril.

O ‘Projeto Colcha de Retalhos’ vai de encontro à filosofia do espaço público de multiuso, inovador e construído com os mais sérios e atuais critérios de sustentabilidade. Inaugurada em 2008 e fruto da parceria entre o Instituto Abril e a Prefeitura da Cidade de São Paulo, a praça foi construída em uma área que abrigou durante 40 anos o Incinerador Pinheiros e, por essa razão, em um terreno contaminado e há anos abandonado. O espaço de 14.000 metros quadrados foi totalmente recuperado e hoje oferece áreas verdes, arena cultural, centro de atividades para a terceira idade, oficina de reciclagem e espaços para exposições e eventos.